AÇÃO DO FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. De modo que há correção monetária, para o trabalhador não perca dinheiro todos os meses por conta da inflação causada pela economia.
Desde janeiro de 1991, o índice de correção monetário aplicado ao FGTS é a Taxa Referencial (TR). Porém desde 1999 esse índice utilizado para correção monetária não acompanha a inflação, ocorrendo uma desvalorização da correção dos valores do FGTS, ou seja, perdia poder de compra.
Assim, o objetivo da correção do FGTS é a aplicação dos índices que cubram a inflação mensal brasileira, para que os trabalhadores não sejam mais prejudicados. Sendo objeto de discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI ou ADIn) 5.090, que estava previsto, inicialmente, para ocorrer no dia 13/05/2021, mas foi retirado de pauta de julgamento, e sem data de previsão para ocorrer, permanecendo suspensos os processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×